PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE LINHA DE VIDA
Nesta página procuramos auxiliar nosso clientes nas questões mais importantes envolvendo a Linha de Vida Horizontal para Construção Civil. Abaixo algumas questões mais procuradas. Periodicamente estaremos incluindo outras questões a serem respondidas nesta página. Qualquer dúvida a mais fique a vontade em consultar nossos colaboradores pelo Formulário de Contato ou pelo telefone direto 48 3238 9838.
O Que é Linha de Vida?
Linha de Vida é um sistema de proteção e prevenção contra queda em trabalhos em altura. Há vários tipos e modelos de Linha de Vida, porém a utilizada em obras da Construção Civil é a Linha de Vida Horizontal Fixa. Seu uso é obrigatório e provisório até o fim dos trabalhos. Utiliza-se tubos de metal, cabo de aço, presilhas, esticadores de cabo e abraçadeiras. Para se utilizar a Linha de Vida Horizontal em obras é necessário um projeto que deve ser aprovado pelo engenheiro de segurança.
Como fazer o Dimensionamento de Linha de Vida para Atividades em Alturas?
O Dimensionamento da Linha de Vida levará em conta principalmente o tipo de material utilizado. O perfil do tubo, que pode ser de 2’, 3’, 4’ e até 5’ e sua espessura, que pode variar de 2,65 mm a 5,00 mm. Outro fator é o cabo de aço, que pode ser de 5/16 ou 3/8. Também deve-se levar em conta o número de trabalhadores que irão atuar na Linha de Vida.
Como é feito o Calculo Estrutural da Linha de Vida?
O calculo mecânico para linha de vida é feito baseado nos materiais utilizados e no número de trabalhadores por linha e por sessão, levando-se em consideração os limites impostos pelas normas de segurança vigentes.
Quem Pode Assinar Projeto de Linha de Vida?
A Linha de Vida para ser utilizada deve-se ter obrigatoriamente a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de fabricação, e na obra para ser liberada ao uso dos trabalhadores deve ter a ART de utilização. No caso da fabricação só poderá assinar a ART o engenheiro mecânico legalmente habilitado, e para a utilização deverá ser assinada pelo responsável pela segurança da obra, geralmente um engenheiro de segurança.